Esperanto e Movimento Zeitgeist

O Movimento Zeigeist se define como um movimento global que promove a união da espécie humana, por meio de mudanças de paradigmas, sobretudo, no modelo econômico.

Iniciado por Peter Joseph em 2008, com o filme-documentário Zeitgeist (que em alemão significa «espírito do tempo»), o movimento defende a sustentabilidade e promove ações de conscientização através de uma rede de atuação global e regional. O objetivo geral do movimento é a promoção do Modelo Econômico baseado em Recursos, em oposição ao atual modelo (monetário).

A Economia Baseada em Recursos defende que não é de dinheiro que precisamos, mas de satisfazer as nossas necessidades com os recursos apropriados, isto é, precisamos de uma gestão inteligente dos recursos disponíveis e daqueles que se podem produzir. Com a automação do trabalho técnico, isso pode acontecer, e o homem, então satisfeito, se dedica ao trabalho criativo e até mesmo a pensar outras maneiras de aumentar e gerir esses recursos.

Mas o que isso tem a ver com o Esperanto? Ambos os movimentos (Zeitgeist e o esperantista) promovem mudanças de paradigma e a união da humanidade. Enquanto Zeitgeist se debruça, principalmente, no campo econômico, o movimento esperantista, como descrito no Manifesto de Praga, se dedica à democracia linguística e a resolução do problema linguístico. É possível observar, ainda, que os objetivos dos dois movimentos, se concretizados, mudam drasticamente o relaciomento social.

Quem está antenado com o mundo sabe que estamos vivendo momentos de mudanças. Uma vez disse o escritor brasileiro Érico Veríssimo: «Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constrõem moinhos de vento».

Vamos, portanto, construir moinhos de vento! O movimento Zeitgeist é internacional — não presta fidelidade a nenhum país –, mas ainda não está traduzido para o Esperanto. Traduzimo-lo!

Se é de seu interesse fazer parte do grupo de tradução, deixe um comentário logo abaixo.

Para saber mais sobre o Movimento Zeitgeist (em português): http://www.movimentozeitgeist.com.br/

Por Gabriel Calegari

Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *