De volta a Poznań

Escrito por em Feb 3, 2015 em rafael | 265 comentários

No caminho para o albergue, o bonde passou em frente a Jowita, o alojamento estudantil, e subitamente me lembrei um dos motivos de eu ter escolhido dormir em outro lugar: entre Jowita e o Collegium Novum, onde estudo, passa a via férrea, que só pode ser ultrapassada por viadutos, e o viaduto mais próximo de Jowita está no centro de uma grande obra de infra-estrutura planejada para 2012, quando Poznań sediou um torneio de futebol da UEFA, mas a obra continua até hoje e não notei muita evolução. Por outro lado, a praça e o estacionamento diante de Jowita foram engolidos pela obra, criando ainda mais transtornos, e depois soube que o prédio todo está sem internet porque cortaram os cabos ao quebrar a calçada. Ainda bem que escolhi o albergue!

O albergue onde estou hospedado se chama Poco Loco. É um pouco cansativo subir as escadas, pois fica no último andar de um prédio antigo, no início do centro histórico. Daqui até a universidade a distância é bem menor.

Nos primeiros dias não nevou, apesar do frio. Cheguei a ir para a aula sob um frio de -1°C. Descobri que as roupas que comprei aqui são mais do que suficientes para este inverno: a blusa mais leve está dando conta do recado. A mais pesada creio que será útil quando tivermos um inverno mais rigoroso, já que este é considerado um inverno “quente” para os padrões daqui.

Apresentação de gestos durante aula de comunicação

Apresentação de gestos durante aula de comunicação

No sábado tivemos o primeiro encontro, para tratar de assuntos do curso. Ganhei uma carta da universidade com login, senha e meu e-mail institucional. Foi ótimo rever os amigos.

Domingo foi dia de provas, uma de manhã e outra à tarde. Fomos divididos em grupos de três alunos para ser avaliados oralmente. Cada um recebe um tema para dissertar, e temos que debatê-lo com os colegas e professores também. Além dessas avaliações também há as atividades que fazemos à distância, especialmente o trabalho final de cada disciplina.

Parte da coleção de livros em esperanto da biblioteca da UAM

Parte da coleção de livros em esperanto da biblioteca da UAM

Na segunda e na terça tivemos aulas de duas disciplinas: Morfologia e Sintaxe, com o prof. Michael Farris, e Comunicação, com a coordenadora do Curso, prof. Ilona Koutny. O fato de termos uma turma internacional é muito interessante, pois compartilhamos conhecimentos a respeito de diferenças entre nossas línguas e culturas. Por exemplo, na aula da Ilona tivemos que mostrar gestos comuns em nossos países, e é muito interessante constatar, por exemplo, que o mesmo gesto usado para ofender no Brasil aqui na Polônia é usado para elogiar. Na segunda-feira depois das aulas fomos visitar a biblioteca: há uma coleção de livros em esperanto.

Começando a nevar em Poznań: vista de uma das janelas da universidade.

Começando a nevar em Poznań: vista de uma das janelas da universidade.

Na terça-feira durante a aula da manhã começou a nevar. É um belo espetáculo ver a neve caindo do céu. Nevou o dia todo, com alguns intervalos entre as pancadas de neve. Em alguns momentos nevou mais. Almocei no Stary Browar, uma antiga fábrica de cerveja transformada em shopping, e de lá pude ver a neve caindo no jardim ao lado. Aos poucos a ela vai mudando a paisagem.

Intervalo da aula da tarde, antes de escurecer.

Intervalo da aula da tarde, antes de escurecer.

2 respostas para “De volta a Poznań”

  1. Annelise says:

    Oi! Sou brasileira e estou morando em Poznan. Acabei de achar seu blog. O que vocee veio fazer em Poznan? Curso de esperanto? Queria mais informacoes por favor. Desde ja agradeco.

  2. Rafael Henrique Zerbetto says:

    Oi Annelise! Sim, eu sou aluno de um curso de pós-graduação em Estudos Interlinguísticos na UAM: http://www.staff.amu.edu.pl/~interl/interlingvistiko/index.html O curso é semi-presencial e tenho uma semana de aulas intensivas por semestre, uma em setembro, outra em janeiro. Aqui no portal Esperanto Brasil você pode ler muita coisa sobre a língua e como aprendê-la. Em setembro estarei por aí de novo!