Ekukado.net

Escrito por em Dec 16, 2012 em Blog, Cursos | 265 comentários

Ekukado.net
O mais famoso portal dos professores de esperanto www.edukado.net  está com nova página e muito mais atraente com muitas informações para professores, instrutores e autodidatas.
Agora também Multilíngue. Quem não sabe Esperanto pode se informar sobre o portal em várias línguas. Em português visite: http://www.edukado.net/multlingvaj?l=ptA Edukado.net (www.edukado.net) é uma comunidade virtual de professores, instrutores e autodidatas de esperanto, a língua internacional.

O portal, lançado em 2001, disponibiliza mais de mil peças para pronto uso, informações setorizadas úteis e vários outros serviços. Apresenta em detalhe cerca de 500 materiais didático-pedagógicos para recortar e possibilita um trabalho de ensino moderno e de boa qualidade, com base na colaboração internacional de 2500 professores de esperanto de mais de 100 países.

A redatora do portal, Dra Katalin Kováts, linguista e pedagoga húngara residente na Holanda, se dedica em tempo integral à construção e ao funcionamento da página na Internet e, além desse trabalho, orienta também cursos presenciais que ocorrem nos grandes eventos esperantistas.

Ela se envolve também ativamente no treinamento de professores de esperanto organizados por outras entidades. Em agosto de 2010 o portal colocará em funcionamento as suas salas virtuais de treinamento de professores (RITE), até hoje iniciativa única no mundo esperantista.

Katalin trabalhou ativamente no portal para a criação e o funcionamento dos novos exames de esperanto elaborados de acordo com o Quadro de Referência Europeu.

Do material criado na OFICINA, o portal publicou uma obra muito popular, o livrinho Poŝamiko (amigo de bolso) que já conta com 6 mil exemplares. O Manual para o Ensino do Esperanto, redigido por K. Kovats, é básico para todo professor de esperanto.

As primeiras versões do portal foram encomendadas e subvencionadas pela Fundação de Estudos Esperantistas (ESF), dos Estados Unidos.

A criação de sua última e bem moderna versão se deu graças à comunidade de contribuintes e patrocinadores da Edukado.net, que arrecadou uma grande soma para posibilitar a continuação da existência do portal, que é dirigido desde julho de 2009 pela Fundação Edukado.net.

A Associação mundial de Esperanto premiou a página em 2008 por sua destacada atuação.

Português brasileiro, traduzido por Josias Barboza

3 respostas para “Ekukado.net”

  1. padylha says:

    Gostaria de aprender Esperanto

  2. Edison José Nunes de Lima says:

    Em 1956, quando mudei para São Paulo, estudei esperanto por 3 meses. Nessa época, esteve na Associação Paulista de Esperento o Ministro da Educação da Polônia, esperantista, buscando informações sobre um conterrâneo e amigo de infância, Lazlo Zinner, então professor de Arquitetura do Mackenzie. Conversamos esperanto. Lazlo Zinner, Perdi contato com o Esperanto por 60 anos. Quero voltar mas não tenho fluência. edisonpai.