Esperanto no facebook

Escrito por em Dec 12, 2012 em Blog, Frente | 265 comentários

Esperanto no facebook

O Esperanto e a Internet são muito afins em termos de democratização da informação. A Internet é o meio de comunicação que mais tem crescido entre os usuários do Esperanto. Existem algumas centenas de páginas, de listas de discussão que tratam de temas que vão do uso da língua em família até a teoria da relatividade. O Esperanto é amplamente usado nos protocolos de conversação e nas páginas de relacionamento (facebook, google plus, etc).

3 respostas para “Esperanto no facebook”

  1. MARLY SANTIAGO PEREIRA says:

    Aprecio muito a LÍNGUA UNIVERSAL: ESPERANTO. Ainda não a estudei, quero muito aprendê-la.
    Tomei conhecimento da história e vida de LUIS ZAMENHOF, através da Rádio Novela, pela RBN e tb quando fui à COMEERJ, no RJ, no ano de 1987 (nesta data pela primeira vez) e desde então apreciei e aprecio esta LÍNGUA.
    Só me falta estudá-la… O que quero aprender e o farei…

    • Edison José Nunes de Lima says:

      Parabéns! Esperanto é uma língua fácil de ser aprendida, até mesmo como autodidata, sem auxílio de professor. Há livros e cursos disponíveis no mercado e na internet.
      Os esperantistas são, não apenas idealistas, mas principalmente “gesamideanoj”.
      “ideo” = idéia. “ideano” = idealista. “j”, que é uma semi-vogal equivalente a y, indica plural.”sama” = mesmo. Portanto “samideanoj” significa pessoas com os mesmos ideais. “ge” (que se pronuncia como ‘gue’ do português), significa ‘ambos os sexos’. Portanto, “gesamideano significa ‘pessoas de ambos os sexos que comungam os mesmos ideais’.
      Não é lindo?!!!

  2. Esperanto is a wonderful language. It allow us to be in contact with people of all the world with just one language which has no political
    or economical interests!