Exames

Exames

O exame em esperanto existe desde 2009 e é uma adaptação do sistema húngaro “Origo”. Trata-se de um exame do ELTE ITK (Centro de Aperfeiçoamento em Línguas Estrangeiras da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, uma das Universidades mais importantes da Hungria), membro da ALTE (Associação Européia de Avaliadores de Proficiência em Idiomas), feito em colaboração com a UEA (Associação Mundial de Esperanto). Os certificados são numerados e registrados naquele Centro.

 

A inclusão do esperanto no sistema representa um reconhecimento oficial de que o esperanto é uma língua viva e de que existem na comunidade esperantófona profissionais habilitados a elaborar e avaliar exames de proficiência com o rigor que o QECRL exige. No momento, o Brasil é o país com maior número de pessoas certificadas em esperanto. É também o único país com três avaliadores autorizados pelo ELTE ITK: dois em Brasília (Professores Paulo Nascentes e Josias Barbosa) e um em Curitiba (Prof. Ivan Eidt Colling, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, presidente da Associação Paranaense de Esperanto e professor voluntário de esperanto no CELIN).

As línguas para as quais atualmente existem exames de proficiência segundo o QECRL são 38: albanês, alemão, árabe, armênio, basco, búlgaro, catalão, chinês, coreano, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, esperanto, estoniano, finlandês, francês, friulano, galego, georgiano, grego, holandês, húngaro, inglês, italiano, japonês, lituano, moldávio, norueguês, polonês, português, russo, sérvio, sueco, tcheco, turco e ucraniano. Estão em preparação as versões em macedônio e em romeno.

O QECRL estabelece seis níveis de proficiência em idiomas: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. No caso do esperanto, existem no momento exames para os níveis B1 (básico), B2 (intermediário) e C1 (superior). Há avaliações separadas para leitura/escrita e para compreensão auditiva/expressão oral.

Komuna Eŭropa Referenckadro por lingvoj: lernado, instruado, pritaksado. Universala Esperanto-Asocio, Rotterdam, 2007, ISBN 978 92 9017 100 3 elŝuti ĉi tie

Uma resposta para “Exames”

  1. Maceió já participou de duas sessões do Tutmonda Edzamentago (2013 e 2015). Agora em 2016 já está na lista de cidades onde deverá ocorrer o V Tutmonda Ekzamentago no dia 04 de junho de 2016.
    Interessados podem se inscrever no site edukado.net/ekzamenoj/ker/sesioj

Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *