Lernu.net

Escrito por em Dec 16, 2012 em Blog, Cursos | 265 comentários

Lernu.net

Bem-vindo ao lernu!

lernu! é um portal multilíngue (http://www.lernu.net) cujo objetivo é ajudar os internautas a informar-se e aprender a língua internacional Esperanto de uma maneira fácil e gratuita. O Esperanto é uma língua viva muito útil para uma comunicação fácil.

lernu: palavra em Esperanto que significa “aprenda”.

lernu!: Portal gratuito para divulgação e aprendizagem da língua internacional Esperanto.
É também uma espécie de experimento sobre método de aprendizagem de língua através da rede, sem professor e sem classe. Nós estamos abertos a colaboração e trocaremos experiências e técnicas com prazer!

Origem

A ideia de lernu! como um meio de aprendizagem nasceu em ligação com o primeiro seminário Edukado@Interreto (E@I) na Suécia em abril de 2000, e se concretizou em outubro de 2001 durante o segundo E@I, também na Suécia. Em julho de 2002, o projeto recebeu apoio da fundação ESF, e o portal começou a ser criado em agosto daquele ano. O lançamento aconteceu quatro meses depois, em dezembro de 2002.

Durante anos muitas pessoas diferentes contribuiram no projeto e o influenciaram. Você também pode fazer isso, finaceiramente, ou na prática (por exemplo traduzindotutoriando ou escrevendo os dicionários).

Edukado@Interreto (E@I)

E@I registrou-se como uma organização juvenil não-governamental politicamente neutra em 2005. Foi fundada com base nas experiências da atividade de um grupo de trabalho internacional que se ocupou com projetos pela internet e que, sob este nome, funcionou desde 1999 como um organismo sem identidade jurídica. Ela realiza projetos que auxiliam os falantes do Esperanto a usar a internet para a colaboração global, informar a respeito do Esperanto e ensiná-lo. Os três principais campos de ação são a criação de páginas eletrônicas, organização de seminários e informação a respeito de como o Esperanto e a Internet podem juntos ser usados para uma comunicação mundial com facilidade e rapidez!

2 respostas para “Lernu.net”

  1. Sou simpatizante do Esperanto quero aprender

  2. Dilma Suero says:

    Eu gostaria de aprender o Esperanto on-line. Aguardo informações e agradeço a atenção.
    Dilma