Viagem para o Vietnã pelo concurso “Partoprenu IJK”

Escrito por em Mar 25, 2012 em Blog, rafael | 265 comentários

Viagem para o Vietnã pelo concurso “Partoprenu IJK”

Saluton!

Nesta seção publicarei sobre a minha viagem a Hanói, no Vietnã, onde participarei do Congresso Universal de Esperanto (UK) e do Congresso Internacional da Juventude (IJK). Para este último é possível pedir auxílio financeiro da TEJO – Organização Mundial da Juventude Esperantista, através do concurso Partoprenu-IJK, que premia três jovens esperantistas por ano. Em 2012 eu fui um dos vencedores, graças ao meu “currículo esperantitsta”.

Qual o segredo para ganhar este concurso? Primeiramente, é importante dominar bem a língua, e para isso é preciso esforço e dedicação aos estudos, especialmente quando se começa a estudar esperanto. Estude com afinco, pois vale a pena e é divertido. Em segundo lugar, mas não menos importante, é participar do movimento esperantista. Em 2006, quando estava começando a aprender esperanto, conheci algumas pessoas da BEJO e no ano seguinte me tornei redator da Momenton!, a revista oficial da BEJO. Mais tarde comecei a ensinar esperanto voluntariamente na minha universidade (Unicamp) e hoje os cursos livres de esperanto se transformaram em uma disciplina oficial da universidade. Participei de vários congressos e eventos em esperanto e neles fiz muitas amizades com pessoas conhecidas no meio esperantista. Algumas delas me deram cartas de recomendação para este concurso. Em 2011 representei a BEJO na comissão organizadora do Congresso Panamericano de Esperanto realizado em São Paulo e desde janeiro de 2012 sou presidente da BEJO. Para encerrar meu currículo esperantista, ano passado recebi um convite de esperantistas estrangeiros para participar de uma rádio esperantista internacional, a Muzaiko, e assim comecei a atuar também no exterior.

Muito trabalhoso? Não, pois não fiz nada disso com o objetivo de ganhar tal concurso, mas sim porque me identifiquei com o movimento esperantista e sempre desenvolvi atividades que gosto, que me dão prazer. Além disso, através do esperanto fiz muitas amizades, desfrutei de uma intensa vida cultural, visitei diversos lugares sempre gastando pouco e me sentindo rodeado de amigos.

Em junho irei para o Rio de Janeiro representar o movimento esperantista nos diversos eventos que acontecerão juntamente com o Rio+20. Estou inscrito no Youth Blast e a TEJO me indicou para representá-la no evento principal, mas cabe à ONU decidir se aceita nossa participação no evento, uma vez que é muito restrito. Pretendo, após voltar da Rio+20, escrever sobre esta experiência aqui neste blog, e em julho embarcarei para Hanói para ficar 20 dias no Vietnã, e pretendo escrever regularmente para o Esperanto.com.br.

Agora é hora de se preparar para a viagem: o governo vietnamita exige visto de brasileiros, que pode ser solicitado via internet por pessoas que entrarão no país através de aeroportos, e é carimbado no passaporte somente ao chegar lá. Além disso, meu vôo, pela Qatar Airways, fará conexão em Doha, no Catar, e escala em Bangcoc, na Tailândia, e é sempre bom se certificar as exigências destes países, pois alguns, como os EUA, exigem visto de trânsito (sim, isso existe!) para quem vai fazer escala ou conexão no país. No meu caso, só precisarei de visto para o destino final.

Além disso, é necessário se inscrever nos congressos, e no meu caso a maior dificuldade está sendo escolher as excursões das quais participarei, pois o Vietnã é um país lindo e os passeios, com guias esperantistas, prometem ser inesquecíveis. Também estarei representando a BEJO e a Muzaiko, e quero aproveitar o congresso para divulgar os eventos que organizamos no Brasil e entrevistar esperantistas ilustres para a Muzaiko.

Por enquanto é isso, sintam-se à vontade para me fazer perguntas e até a próxima!!!

2 respostas para “Viagem para o Vietnã pelo concurso “Partoprenu IJK””

  1. Jocielma da Cruz Lopes says:

    Sou Economista, mas trabalho na área de contabilidade fiscal. Gostaria de concorrer a esta viajem, como faço?
    Aguardo resposta,
    abraços,
    Jocielma Lopes

    • Rafael Henrique Zerbetto says:

      Olá Jocielma,

      O concurso Partoprenu IJK é para dar a jovens esperantistas a oportunidade de participar de um congresso internacional de esperanto. Para participar do concurso é necessário ser membro da TEJO e obter pelo menos uma carta de recomendação de um membro da TEJO. Consegui as cartas justamente através dos contatos que fiz através do esperanto. Trabalhar pelo movimento esperantista em seu país é algo que ajuda muito, pois a idéia do prêmio é recompensar quem desenvolve alguma atividade em prol do esperanto. Sendo assim, recomendo que você procure conhecer o movimento esperantista e se engajar em alguma atividade com a qual se identifique. Abraço!