Blog

Minha Experiência com o Esperanto

Escrito por em Nov 23, 2013 em Blog | 2 comentários

Minha Experiência com o Esperanto Vicente Sales Mia Sperto per Esperanto Vicente Sales Quando, em outubro de 2012, decidi correr a Maratona de Berlim 2013 imediatamente resolvi fazer um upgrade no meu Inglês para entendimento e conversação. Baixei uns cursinhos baratos em mp3 na internet mas, mesmo escutando todos os dias no trajeto para o trabalho, não progredi muito. Fiz, então, orçamentos em duas escolas de Inglês mas achei muito caro. Decidi: “Vou me virar com o meu fraco Inglês mesmo”. Kiam, en...

Esperanto na UNICAMP

Escrito por em Aug 18, 2013 em Blog, Cursos, Info | 3 comentários

A Unicamp continua a oferecer a disciplina “Estudo da Língua Internacional Esperanto e sua Cultura”. A disciplina é formal e eletiva, contribuindo para o currículo dos alunos, mas é aberta a quaisquer participantes, que podem acompanhar as lições como ouvintes. Coordenada pelo Prof. Lunazzi, neste semestre ela também terá participação do professor convidado Guilherme Jardim, que está finalizando pós-graduação em Interliguística e Esperantologia em Poznan, na Polônia. Acontece todas as terças, no bloco básico, sala...

Congresso Italiano de Esperanto

Escrito por em Aug 8, 2013 em Blog, rafael | Comments Off on Congresso Italiano de Esperanto

O meu curso começou na sexta-feira. Foi a única coisa que teve na sexta, já que o congresso teve início no sábado. Trata-se de um curso de capacitação de professores de esperanto, e que também pode contar créditos para eventuais cursos futuros que eu venha a fazer. Como trata-se de um curso que fornece certificado, é necessário cumprir 50 horas, e por isso fico o dia todo tendo aulas. O curso é de altíssimo nível, ministrado pela profa. Dra. Katalín Kováts, que é muito conceituada nessa área e há pelo menos uns dez anos...

Itália

Escrito por em Aug 5, 2013 em Blog, rafael | 1 comentário

A viagem para a Itália começou agradável: uma noite bem dormida em um trem confortável, o último trem alemão que peguei, mas como era para a Itália, saiu atrasado e chegou atrasado em Milão. Uma das primeiras diferenças que se nota entre os alemães e os italianos é justamente a pontualidade. Cada vez que um italiano diz “espere um minutinho”, isso quer dizer “espere meia hora”. Mas o atraso não foi problema, pois teria que ficar duas horas em Milão esperando o outro trem. O Lars deixou claro que ao sair da...

Munique

Escrito por em Aug 3, 2013 em Blog, rafael | Comments Off on Munique

Cheguei cansado em Munique após uma viagem noturna com conexão. Conforme as instruções do Lars, telefonei para o Fritz, esperantista responsável por me hospedar na cidade, e ele me disse que outro esperantista me esperava no fim da plataforma. Ao chegar no local combinado, um senhor muito simpático e tagarela me saudou em esperanto e se ofereceu para me mostrar a cidade. Deixamos minha mala no guarda-volumes da estação e saímos para visitar o centro histórico e tomar café da manhã. A estação principal é muito bem localizada, e...

Hameln

Escrito por em Jul 31, 2013 em Blog, rafael | Comments Off on Hameln

Viajar de trem pela Europa muitas vezes implica em trocar de composição o tempo todo, normalmente tendo pouco tempo para isso. Na Alemanha há diversas companhias que operam as linhas ferroviárias, diversas categorias de trem, boa disponibilidade de horários e facilidades para pegar outro trem no caso de alguma mudança de itinerário ou horário. Devido à indefinição do meu itinerário, o Lars, coordenador do programa, comprou para mim um Bahn Ticket e as demais passagens de que necessitei, incluindo um Niedersachsen-Ticket, que dá...

Hamburgo

Escrito por em Jul 31, 2013 em Blog, rafael | 2 comentários

Depois do congresso na Islândia, vim para a Alemanha participar de um projeto de intercâmbio cultural muito interessante promovido pela Associação Alemã de Esperanto. Trata-se das “prelegvojaĝoj” (viagens de palestras), cujo objetivo é atrair esperantistas estrangeiros para o país para ministrar palestras e ao mesmo tempo conhecer a terra de Goethe. A Associação providencia hospedagem gratuita na casa de um esperantista local e paga todos os bilhetes de trem para viajar de uma cidade a outra. Normalmente os esperantistas...

Do inferno ao paraíso

Escrito por em Jul 29, 2013 em Blog, rafael | Comments Off on Do inferno ao paraíso

Ao chegar na Islândia, minha primeira impressão sobre os islandeses foi boa, pois são pessoas muito gentis, mas confesso que ao sair do aeroporto em Keflavik, ao longo de uma viagem de uma hora até Reykjavik tudo o que existia ao redor da estrada era um chão de pura rocha, fruto de erupções vulcânicas, com diversas crateras que davam ao local um aspecto de terra arrasada, me sentia como se estivesse em outro planeta, um lugar quase inabitável, onde a vida parecia se resummir ao musgo e os pequenos arbustos que crescem na rocha. Era...

Ekskursa tago

Escrito por em Jul 25, 2013 em Blog, rafael | Comments Off on Ekskursa tago

Na quarta-feira, ou seja, no meio do congresso, temos o “Ekskursa tago”, ou dia de excursões, com várias opções de passeios. No ano passado aproveitei que no Vietnã tudo é barato e passeei bastante, pois todo dia tem uma excursão, a diferença é que há uma excursão por dia, exceto na quarta, quando há várias excursões e não há palestras, reuniões, etc. Assim como a maioria dos jovens, eu escolhi o Círculo Dourado, justamente a excursão mais barata, mas também a mais adequada para conhecer diversos lugares em um...

Primeiros dias do UK

Escrito por em Jul 23, 2013 em Blog, rafael | Comments Off on Primeiros dias do UK

Está difícil arranjar tempo para atualizar o blog, pois tenho feito muita coisa e o tempo é escasso. Na abertura do congresso eu saudei os congressistas em nome do Brasil. As principais autoridades do país estavam presentes na cerimônia, que lotou o teatro. Ontem, segunda-feira, de manhã ministrei, junto com meus amigos Veronika, Johannes e Julia, uma oficina sobre produção de programas radiofônicos para a internet, visando conseguir novos colaboradores para a Muzaiko, rádio internacional em esperanto com programação 24h por dia...